1. O que é o Ensino Waldorf?
Desenvolvido por Rudolf Steiner em 1919, o ensino Waldorf baseia-se em uma abordagem que trata das necessidades e do desenvolvimento da criança em crescimento e do adolescente na fase de amadurecimento. Os professores Waldorf empenham-se em transformar o ensino em uma arte que eduque a criança como um todo – o fazer, o sentir e o pensar.
2. As escolas Waldorf são religiosas?
As escolas Waldorf não são sectárias e não se denominam religiosas. Elas educam todas as crianças, não importando seus contextos culturais ou religiosos. O método pedagógico é amplo e, como parte de sua tarefa, procura trazer o reconhecimento e a compreensão de todas as culturas e religiões do mundo. As escolas Waldorf não fazem parte de nenhuma igreja. Elas não estão ligadas a nenhuma doutrina religiosa em particular, mas baseia-se na crença de que há uma dimensão espiritual para o ser humano e para tudo na vida. As famílias Waldorf são oriundas de uma ampla gama de tradições e interesses religiosos.
3. O ensino Waldorf prepara as crianças para o mundo “real”? De que forma?
Somos certamente influenciados por aquilo que o mundo nos traz, mas o fato é que o mundo é configurado pelas pessoas e não as pessoas pelo mundo. Porém, essa configuração do mundo só é possível de uma forma saudável se as pessoas estiverem de posse de sua natureza total como seres humanos.
4. Por que as escolas Waldorf ensinam a ler tão tarde?
Cada criança é um indivíduo diferente e os pais de vários filhos sentem isso com certeza. Devemos respeitar o caminho de cada uma, valorizando as capacidades individuais. Podemos ver que crianças saudáveis que aprendem a ler mais tarde não são prejudicadas por isso, ao contrário, elas são capazes de rapidamente alcançar as crianças que aprenderam a ler mais cedo. Respeitando a velocidade de cada uma, elas não irão desenvolver o “cansaço pela leitura e aprendizado”, que muitas crianças que aprenderam a ler muito cedo vivenciam mais tarde. Algumas crianças, por si próprias, irão querer aprender a ler cedo e esse interesse pode ser atendido desde que venha, de fato, da criança e não estimulado pelos adultos.