O Cordão Dourado


O ambiente é física e animicamente semelhante ao familiar. Tudo o que envolve a criança é estruturado de tal maneira que estimule a imaginação construtiva. O dia a dia transcorre permeado de carinho, calor, aconchego e proteção, por meio da atuação amorosa dos adultos.

”Se a criança é capaz de se entregar por inteiro ao mundo ao seu redor em sua brincadeira, então em sua vida adulta será capaz de se dedicar com confiança e força a serviço do mundo”.

– Rudolf Steiner

 


A Filosofia da Pedagogia Waldorf

A pedagogia Waldorf almeja o desenvolvimento integral e harmônico do indivíduo, respeitando as características e necessidades de cada fase da vida. Organizada a partir de um profundo conhecimento do ser humano, a educação Waldorf fundamenta-se na Antroposofia, filosofia idealizada por Rudolf Steiner no início do século XX.

 


O Ritmo

As crianças vivenciam intensamente as estações do ano e suas festas. No dia a dia ajudam na preparação do lanche, participam de rodas rítmicas, pintura em aquarela, desenho com giz-de-cera de abelha, trabalhos manuais e iniciação musical. Os contos de fada e os teatrinhos completam esse ambiente infantil, cheio de fantasia, tão importante para o desenvolvimento saudável da criança de 2 a 6 anos.

 


A criança

Na criança pequena as capacidades e tendências desenvolvem-se no contato com o ser-humano, com os elementos e acontecimentos do meio-ambiente. A criança aprende através do exemplo e, portanto, o educador deve ser digno de ser imitado.

 


Os pais

Estimula-se a presença dos pais na escola através da promoção de palestras, grupo de estudos, festas e vivências ricas de conteúdo, onde se busca a co-participação no processo de educação.

 


O brincar e os brinquedos

Os brinquedos são aqueles oferecidos pela natureza (tocos de madeira, bambu, cocos, panos de algodão e lã) ou confeccionados de maneira simples, com o intuito de desenvolver forças de fantasia e criatividade. Brincar livremente, correr, saltar, subir, descer, pisar na areia, na grama, na terra… Experimentar, conquistar por si, desenvolvendo assim os sentidos e aprimorando a coordenação motora.